sábado, 9 de abril de 2011

 O império do efêmero

 Este livro do filósofo francês Gilles Lipovetski foi lançado na  em 1987,provocando muitas controvércias:alguns críticos manifestaram-se contra ele,mas outros o consideraram fundamental para a compreenção  dos conceitos de comportamento,cultura e consumo.
Lipovetski relata todo o processo do vestuário,das primeiras vestimentas ao surgimento da alta costura. Todos os conceitos e truques que a moda mostra são mencionados nessa obra.E toda moda remete a uma época,a um certo período da história. E esse fenômeno(moda) é algo tão efêmero que se traduz numa busca incessante pelo novo,pelo tornar diferente por algum tempo.Daí quando há um grande número de pessoas ostentando o mesmo visual que a moda impôs logo vê-se a necessidade de surgir outra moda. Outro truque utilizado pelo sistema capitalista. A moda não é só um estilo. É um conceito que se baseia em buscar o destaque,a diferença do detalhe. E esse fator moda faz a cabeça de muita gente. Usa-se o argumento "está na moda" e logo vemos as vendas aumentarem. Moda confere status. A moda distancia mais que aproxima as pessoas. Pois há um, grande abismo social  que as separa,basta olharmos para a pirataria. Quase todos têm a   idéia do glamour de determinada grife,mas somente uma parcela (elite)pode possuir uma peça original.
Com certeza a leitura desse livro é de grande valor. Pois nos faz ver o quanto a moda influencia,movimenta a sociedade. Desde as primeiras peças de vestuários diferenciadas por algum detalhe,passando esse conceito de detalhe para outros objetos como carros,aparelhos de som e tudo mais que se possa acrescentar algo que o diferencie,que diga "olhe para mim",ao nossos dias. Hoje mais que nunca a moda é o que move a sociedade.Todos querem usar algo de grife,frequentar algum lugar que esteja em evidência,ouvir o que a mídia não pára de divulgar. Condições para andar sempre de acordo com a moda,poucos dispõem. Então o correto é afirmar que as pessoas dentro de suas possibilidades usam,possuem o que as modas determinam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário