domingo, 18 de outubro de 2015

O Armário - vida e pensamento do desejo proibido, algumas considerações

A obra, já em sua 4° edição
A expressão “sair do armário” é bem conhecida, sobretudo, porque o assunto a qual se refere é tão polêmico a ponto de ser banalizado. Entretanto, essa banalização não significa que a sociedade está menos preconceituosa que há décadas atrás. Hoje, o preconceito mostra-se de forma velada, ainda assim vez ou outra,  ouvimos algum discurso que incita a intolerância aos homossexuais, a nós, gays, lésbicas, transexuais e todos que não seguem a cartilha da heteronormatividade.  Basta lembrar a polêmica da última edição da parada gay de São Paulo, os ataques sofridos pela transexual que desfilou crucificada como símbolo de todo preconceito por qual passamos. E a atitude foi incompreendida, inclusive, por pessoas da própria categoria LGBTT.
Bem, o que me leva a escrever sobre isso foi minha leitura de O Armário – vida e pensamento do desejo proibido, de Fabrício Viana, escritor e militante da causa como poucos. Em O Armário, Fabrício lança mão de sua própria experiência como indivíduo que passou pela temida e árdua “saída do armário”. Como maneira assertiva, Fabrício optou por um tom informal narrando suas próprias descobertas da sexualidade, pois como a questão é delicada e quanto mais jovem for o indivíduo-leitor a precisar ter contato com essa obra, o eficiente é que a assimilação do conteúdo seja rápida. Mesmo quando o escritor aborda um vocábulo mais técnico ou rebuscado, abre-se parênteses para explicar o termo. Além de representar um marco de coragem e ousadia por discorrer de situações demasiadamente pessoais, fato assertivo tendo em vista a gravidade que o preconceito representa na vida de cada um que passe pelos mesmos percalços. Embora, seus relatos também constam de situações engraçadas até, como, ter recebido de um aspirante a namorado seu, um ursinho perfumado enviado pelo correio e também quando da vez que, tímido e só na balada resolveu “olhar para uma lata de cerveja”, o que resultou num mal estar no dia seguinte.
Já na segunda parte de O Armário, Fabrício abarca a homossexualidade sob a perspectiva de ciências, como a antropologia, a psicologia, entre outras, expondo conceitos e exemplificando como são aplicados nas atitudes de pessoas comuns, que não conhecem os processos da formação da personalidade e da própria sexualidade. Essa propensão a não questionar a sexualidade, foi e é fomentada pelo cristianismo em todas as suas vertentes, o que só intensifica o preconceito contra toda relação afetiva que fuja do convencional heteronormativo. Os exemplos mostrados, e são vários, constituem da justíssima intenção de fazer com que o indivíduo que sofre preconceito, saiba de seu valor como ser humano e lute para expressar dignamente seu “eu” desprendido das imposições da família, de uma sociedade preconceituosa.

A acuidade empregada na escrita de O Armário encontra-se, sobretudo na segunda parte, onde Fabrício traça vários perfis de como o preconceito está arraigado na sociedade, por exemplo, nos casos citados de homofobia internalizada, onde o preconceito parte daquele que não saiu, de fato, do armário (e são muitos) e carrega consigo opiniões negativas sobre a homossexualidade. A eficácia desse livro está na forma como Fabrício discorre, argumenta com embasamento teórico o quanto o indivíduo precisa se libertar das imposições (desumanas) de uma sociedade que não prima pela individualidade do próximo. O Armário representa um marco de libertação. Sua leitura é imprescindível, porque são raros os veículos que prezam por mostrar a realidade de quem sofre preconceito, sem aqueles estereótipos que estamos acostumados a ver. 

P.S. O livro O Armário não se encontra em livrarias, pode ser adquirido através do site da editora Orgástica: http://editoraorgastica.com/produto/livro-o-armario-sobre-a-homossexualidade Boa leitura!

Um comentário:

  1. Obrigado Eduardo pela resenha. Ficou do jeito que eu gosto, bem crítica e analítica. Obrigado mesmo. Depois, se possível, coloque o link no final para quem deseja adquirir O Armário. http://editoraorgastica.com/produto/livro-o-armario-sobre-a-homossexualidade/ :-)

    ResponderExcluir