sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Mais um pretexto

          Férias. Para a maioria é uma época de viagens e curtição. Descidas á serra, visita aos parentes distantes e tantas outras coisas que não podemos fazer em outro período que não seja esse. A mim, não significará isso. Viagens? Só se for ao meu subconsciente. Lugar totalmente desabitado de ideias e grandes aspirações. É pra lá quer tenho que ir. Sinto isso. "Conhece-te a tí mesmo". Disse o filósofo. Se grande parte das pessoas fizesse isso, ou tentasse ao menos, não viveríamos numa época tão medíocre.
          É claro que não limitarei-me a refletir e a fazer planos para o ano novo.  Planos que não ultrapassa o segundo dia do ano. Depois esqueço tudo que havia prometido. Parar de fumar. Estudar mais. Ser mais comunicativo. Doar- me mais `a vida que não seja só a que circunda minha mente de amendoim japonês do Paraguai. Afinal, haja promessa e negativismo em mim. Mas agora será diferente... espero de verdade chegar ao ponto que me leve ao esclarecimento e encorajamento pra agir. E fazer diferente.
          Farei uma faxina interior e no meu lar cheio de quinquilharias. E nos intervalos ouvirei cds antigos e lerei livros comprados a anos atrás. Certamente encontrarei objetos perdidos que tanto procurei outrora. Não devo esquecer de estudar o Budismo que tem sido o pilar dos meus dias. Sidarta Gautama renunciou a uma vida de riqueza pra encontrar a razão do sofrimento. E ele conseguiu, não só as resposta para isso: Ele conseguiu a sua "iluminação". Estado pleno de realização e grandeza da vida. Corpo e espírito. Enquanto eu travo uma luta pra sair da rotina. Ai vícios enfadonhos. A distração que traz o inesperado que nos vislumbra.
          Lógico que Clarice Lispector será minha companhia preferida nesse período de meditação e busca de sí mesmo. Eu que não aguento mais ser tão ensimesmado. Vou até explorar-me ao máximo pra ver se há outros de mim. E espero que sejam mais corajosos e livres como um cavalo novo igual ao da Clarice. Isso mesmo: Quero chegar ao mais próximo que conseguir do meu coração selvagem da vida minha.

Um comentário:

  1. Belo texto, Dú! Por mais que a gente use o fim do ano (ou o fim do mundo, para alguns...) para nos propor mudanças, o importante é que nos dispusemos a fazê-las acontecer, dentro e fora de nós. Só não faça cobranças demais, tudo tem seu tempo e modo de acontecer.
    Continua esta pessoa especial no próximo ano que já será um ótimo começo!!!
    Um grande abraço e boas festas para ti!!!

    Wesley

    ResponderExcluir