domingo, 16 de dezembro de 2012

Canta Brasil!


                

               Foi necessário a exibição de um programa televisivo em busca de uma nova voz, para que os telespectadores tivessem contato com a nossa MPB. Sim. A edição brasileira do The Voice proporcionou belos momentos não só aos participantes, mas àquelas pessoas que ficam em casa assistindo às apresentações de artistas que cantaram sucessos memoráveis e também mostraram hits atuais. Embora não haja tanta qualidade musical atualmente como outrora. Daí a importância do resgate dos grandes sucessos que assistimos ao longo do programa.
               Antes da estréia da edição brasileira do The Voice, a TV divulgava a exaustão grudentos hits monossílabos. E não foram poucos: Tchê tchê rê rê tchê tchê, Bara berê, Para papá, entre outras músicas que corroboram aos ideais de futilidade e pegação geral que toma conta sobretudo dos jovens. Isso sem mencionar os enfadonhos Lê lê lê que os pagodeiros adoram. Além das músicas sertanejas "anunciantes de carros", que só podiam cantar mesmo a vida frívola que o sistema capitalista apregoa. "Agora eu fiquei doce, igual caramelo. Tou tirando onda de Camaro amarelo. Sem falar naquela: "Vem ni mim Dodge Ram...  E o sentimento? o lirismo? a alma? Ao que parecia, isso não tinha espaço na TV aberta. Eis que Lulu Santos, Cláudia Leite, Carlinhos Brown e Daniel, os técnicos do The Voice Brasil, auxiliaram novos aspirantes ao sucesso a trilharem seus caminhos e enaltecer a verdadeira MPB.
                Como diz o rei Roberto Carlos: "São tantas emoções". Emoções que tomaram conta dos telespectadores. Eu me incluo nessa. Claro! Como bom apreciador de boa música, vibrei quando assisti a performance de Ellen Oléria cantando " Maria Maria" de Milton Nascimento, com Maria Cristina cantando "Carnavália" dos Tribalistas (olha o Brown aí), e também com Liah Soares cantando "Asa branca". Só pra citar algumas das melhores performances vocais que tivemos o privilégio de assistir.
                O programa revelou hoje a grande vencedora: Ellen Oléria , dona de uma voz poderosa que  em suas próprias palavras: " Canto o universo de uma negra, lésbica, criada no Chaparral, região entre Taguatinga e Ceilândia." Seu som é uma mistura de samba, soul, bossa nova, funk e muita poesia. O que pôde se comprovar com as músicas escolhidas por Ellen nas apresentações. Que foram arrebatadoras tanto para o público de casa, quanto para os técnicos do programa.
                Torço pelo sucesso de Ellen Oléria. E já estou com saudade das tardes de domingo em que belas vozes cantavam " uma diversidade cultural", um sentimento, o âmago da sensibilidade criativa que grandes artistas compuseram. Quanto aos Tchê tchê rê, tchu tcha tcha, lê lê lê, o vento levará, assim como leva tudo que é descartável e indispensável ao ouvido e ao coração. Oh dó!

Nenhum comentário:

Postar um comentário