domingo, 3 de julho de 2011

Passeio de domingo

     Todo mundo sabe que opções de lazer e  entretenimento em São Paulo tem aos montes. Tanto é que a cidade é a que mais atrai turistas no Brasil,seja por causa de eventos como a Parada do orgulho gay ou as corridas de formula 1 ou mesmo os eventos de moda como a São Paulo fashion week. O fato é que nossa cidade dispõe de múltiplas opções:museus,parques,teatros,e muitas feiras de antiguidades.
     Neste domingo,tive o prazer de visitar o Museu do Ipiranga que fica no bairro homônimo. É fascinante.Por instantes,ao olhar os objetos que pertenceram a pessoas importantes da história brasileira,imaginei-me vivendo naquela época,em que tudo era tão diferente. E os objetos em sí são um deleite aos nossos olhos, pela perfeição dos detalhes. Hoje,nessa ânsia modernística,não se vê esse apreço ao detalhe,pois o que importa mesmo é o fato de ser uma utilidade ultra- moderna,que logo vai ser substituída por outra e assim sucessivamente.
     O museu dispõe de inúmeras relíquias do Brasil império,de carruagens,móveis,armas,cofres a fios de cabelos    de altezas como a Princesa Isabel.Através dos objetos mostrados,vemos quais eram os costumes da burguesia do século XIX. E também nos mostra dados importantes da história da nossa cidade de São Paulo. Suas primeiras lojas,as primeiras igrejas,sobretudo da região central.
      Apesar da riqueza de conhecimento que uma visita ao museu representa,poucos  se interessam em fazê-la. Nesse domingo sem chuva,havia pouquíssimas pessoas no museu. Entre os poucos,alguns alunos realizando pesquisas. Percebo que a maioria dos brasileiros só é patriota em época de copa do mundo.Pouco nutre,ou nada mesmo,interesse em conhecer nossa história. O que é lamentável,pois só contribui para nosso país continuar com o déficit educacional que vemos nas pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário