domingo, 27 de setembro de 2015

Amor + cinema = Almodóvar

Filme espanhol de Pedro Almodóvar
De Salto Alto (Tacones Lejanos) é um filme de 1991, época em que Victoria April era a queridinha da vez de Pedro Almodóvar. Pouco se comenta sobre essa película, entretanto considero um dos grandes destaques de sua filmografia. De Salto Alto traz à tela o conceito de Kitsch, muito utilizado por Almodóvar. O sentimentalismo exagerado, a representação inautêntica, beirando a caricatura, mas que culmina na exacerbação das emoções demasiadamente humanas.
Vemos uma elegante Victória April num aeroporto à espera da mãe que não vê há quinze anos. O semblante aflito irrompe num flashback, a infância difícil de Rebeca, em que sempre fora preterida pela mãe (Marisa Paredes) devido à carreira artística desta; as inúmeras viagens que tinha de fazer, além da hostilidade do padrasto, o qual a própria Rebeca criança encontrara a solução pra livrar-se do mesmo sem deixar pistas. As escutas atrás da porta, a carência do afeto materno transformaram-na num ser apreensivo, difícil de confiar nas pessoas a seu redor.  O reencontro das duas, após tanto tempo, dará início a uma série de surpresas e acerto de contas com as várias cirandas mirabolantes, que em Almodóvar sempre dão o tom de seus enredos e funcionam.
O melodrama envolve além de mãe e filha, outras personagens como a travesti Letal, melhor amigo de Rebeca, que faz performances imitando a cantora Becky del Páramo, nada menos que sua mãe,  e o encontro dos três, além de seu marido, acarreta em tiradas cômicas e também hostis, da parte deste, explicitamente desconfortável na presença de uma travesti, além de ter tido um affair com Becky no passado , ou seja, Almodóvar explora, principalmente, em De Salto Alto o conflito entre mãe e filha. Entretanto, outros elementos constituem o roteiro, como o mencionado no início, Kitsch representado pelas performances de Letal e lá pela segunda metade do filme por uma dramática Becky Del Páramo envolta em lágrimas e glamour. E claro, o cômico dá as caras quando Rebeca irrompe em risadas ao apresentar em seu telejornal a notícia de um desastre. Além das notícias serem transmitidas em libras por uma moça que é a personificação do cômico.

Para tornar mais densa a narrativa, o marido de Rebeca, Manuel, é assassinado e as suspeitas recaem nas três últimas visitas que este recebeu: Rebeca, Becky e a moça que traduzia as notícias para a linguagem dos surdos, as quais são investigadas por um obstinado (apaixonado por Rebeca) juiz. Este, também com segredos e disfarces próprios que posteriormente virão à tona. Ressalto que, apesar da inserção de personagens secundários, devidamente costuradas para a resolução da trama, prevalece aqui, os conflitos internos das personagens principais que tiveram que lidar com as paixões avassaladoras e as difíceis escolhas do destino. Este, ao final, reservou a oportunidade do perdão e abriu espaço para o verdadeiro amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário