segunda-feira, 23 de março de 2015

Estrelas atormentadas



Julianne Moore é Havana Segrand em Mapas para as estrelas

         Mapa para as estrelas é um filme de 2014 que rendeu a Julianne Moore a Palma de ouro de melhor atriz em Cannes. Nele Julianne interpreta uma atriz decadente e transtornada. Só por isso, sabendo que a atriz é das raras que mergulham numa personagem visceralmente, já é uma forte razão pra ver o filme. O elenco também conta com a requisitada (esquisita também) Mia Wasikovska, Robert Pattinson, John Cusack, entre outros nomes de peso.
       As estrelas que o título alude não são outras, que não as hollywoodianas, aqui totalmente envoltas numa atmosfera de superficialismo, competitividade, traumas familiares e fantasmas do passado cada vez mais presentes. Julianne é Havana, uma atriz decadente que pretende obstinadamente, fazer o papel que fora de sua mãe décadas atrás. Cuja mãe aparece constantemente para assombrá-la, à medida que sua obcessão pelo papel aumenta. Para enfrentar isso Havana recorre ao guru de auto- ajuda das celebridades Stafford (John Cusack), este, pai de Benjie, um ator de treze anos recém saido de uma clínica de reabilitação, cujo comportamento estrela-problemática remete a um Justin Bieber. Benjie também passa a ter visões de uma fã morta que o fazem cometer atos violentos contra seu colega de trabalho. Para "tumutuar" mais ainda a vida de Havana, benjie, Stafford e sua esposa que administra a carreira de benjie, entra em cena Agatha (Mia Wasikovska), filha do casal, e que provocara um incêndio no passado, deixando -os em pãnico devido a sua esquizofrenia. 
         Esses elementos que caracterizam estes personagens apresentam uma visão perturbadora, sombria e desumana de hollywood. Teria o cinema  virado uma obcessão sem limites? Parece que o glamour é aqui o avesso da arte enquanto trabalhar por amor ao cinema. Apesar do teor assombroso, pessimista, há doses de humor negro, como na cena em que Havana comemora a morte de uma criança, que acarretou na sua escalada para o tão almejado papel que fora de sua mãe. Uma cena anterior em que Havana encontra a atriz que faria este papel, antes do fatal incidente, também provoca risos pela falsidade deslavada, de sua parte. Cabe lembrar, que nem mesmo ao fazer as necessidades fisiológicas, Havana remete a alguém que esteja fora da aura hollywoodiana. 
          A personagem de Mia Wasikovska é uma das peças- chave dessa narrativa. É a ela que interessa o mapa das estrelas de hollywood, pois ela retorna após sete anos em tratamento na Flórida, para rever a família e por em prática antigos desejos nada convencionais, que por sua vez trazem  à tona segredos que abalam drasticamente a vida de Benjie e seus pais. É notório que as atuações de Mia, Evan Bird e da merecidamente oscarizada (por Still Alice) Julianne Moore são o ponto forte desse filme. Não que o roteiro o seja menos interessante. Só pelo fato de satirizar hollywood ou melhor, mostrar o avesso do glamour já merece créditos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário