quarta-feira, 15 de abril de 2015

Polifonia e Adoração






      Não. Não é falta do que fazer, pois como todo brasileiro precisado, trabalho, estudo, pratico uma religião..., tudo que uma pessoa comum faz. Mas, de uns tempos pra cá a coisa que mais pipoca em minha mente é: " fulano não veio pra explicar, mas pra confundir." Geralmente esse pensamento vem juntamente com alguma náusea, angústia e outras coisas deprimentes. Na verdade, essa frase é só mais uma das dezenas que me assombram dia após dia. 
      O professor na graduação dissera em tom eloquente: " Liberdade não existe. Se o indivíduo não é oprimido por outrem, ele é refém dos próprios desejos!" Pronto, é bem por aí mesmo que tracei meus caminhos. Dando tiros no próprio pé. Transmitindo uma imagem que ao ser "comprada", não tardava nuito e viam que não era nada daquilo. Mas eu que passei a impressão. Hoje não disfarço mais é nada. Ou é a expressão ogra, ou é a ironia mais deslavada com o fel escorrendo. Pois prefiro ficar com as palavras da escritora, que disse que ser "leal é ser desleal para com todo o resto." Aliás, ainda lerei todos os livros de Clarice Lispector, verdadeiros manuais sobre o que é o humano. Pobre Clarice, quantos não digitam o seu nome em vão... não faço parte desses ímpios, fakes, descartáveis ai não viu?
      Sigo igual o poeta, que era chato, crendo que "ter esperança é hiprocrisia" e que " a felicidade é uma mentira". Claro que é assim. Ao menos como humano, não há como ter esperança em coisa alguma. As próprias formas de organizações são mesquinhas, pretenciosas e subdividem-se em várias e várias, intencionando chegar a uma verdade absoluta, coisa que não existe. Só existe a finitude nesse plano. Como canta aquele barbudo" a gente é feito pra acabar e isso nunca vai ter fim." Aliás, as formas de organização, são na verdade, a comprovação da falência humana; da pequenez humana. Os homens se agarram nas religiões porque não suportam os limites da condição humana. Uns tiram muito proveito disso às custas da aflição de outros. Alguns procuram nas sacanas escrituras, algo pra embasar seus próprios preconceitos e objeções. Interpretam essas escrituras da maneira que lhes convir. Aliás, é bem provável que um estudo minucioso da Bíblia, concluiria que há mais coisas em desacordo entre os livros que o contrário. O que seria apócrifo ali? Como disse uma colega: - O padre não casa porque leu em ... no capítulo x e versículo y que .... e já o pastor casa porque no livro de...  Acredito é que: " a man can tell a thousand lies" e é tudo. 
      Queria tanto não ter que suportar a "indesejada das gentes". Isso é machadiano?  Nelson Rodrigues? Só sei que li em Clarice, entretanto a própria disse que não era de sua seara. Mas, só os artistas podem se dar ao luxo de não ter que dar explicações, conviver com tanta "gente chata e sem nenhuma graça" como canta Marisa Monte (DIVA). E eu não sou artista então, sou obrigado a engolir um monte de sapos, pererecas suicidas (credo)... e sigo tentando entender, ultrapassar algum sentido, procurando sentido. Pra completar minha loucura, outro dia a amiga perguntara: - Vai fazer o quê no feriado? Ao que respondi: - Vou estudar. E a resposta foi: - Vai fuder carái! Falei que estava "de boa" mas, em pensamento eu diria a ela: tenho tanto em que pensar... o que é a porra de um gozo, minha filha? Ou como dizem os periféricos: - Fia, o que me dói nos nervos. Não basta ser pobre, tem que falar oh  fiia ainda. VSF...

Nenhum comentário:

Postar um comentário