terça-feira, 8 de abril de 2014

Ostentação e desumanidade

Odeeeeeeeeeeeeeeeeeio.
         Vejo num site de notícias que um adolescente foi espancado até a morte. Entristece-me constatar o quão violenta é a juventude brasileira. O que acontece? Onde está o problema? Nos pais? Na escola? Ou seria esta uma refém da guerra friamente declarada nas periferias das metrópoles? É lamentável saber o quão cruel é o ser humano. O quão mesquinho é o estado de defensiva  que  maioria das pessoas carrega e expõe num faiscar de ameaça. Muitos educadores consideram a missão de ensinar falida, em virtude do aumento do desrespeito no ambiente escolar. Alguns pais, dizem desconhecer qualquer ato de vandalismo por parte dos filhos, deixando os professores a mercê das vilanias de alunos delinquentes. 
         O adolescente em questão foi assassinado em um baile funk. Lugar este, onde tudo conspira para coisas nada edificantes. Ao contrário, geralmente são nesses recintos em que se "bater de frente é só tiro, porrada e bomba". Vale lembrar que foram um grupo de funkeiros que depredaram um hipermercado na Zona leste de São Paulo. A cultura do " quem manda é nóis" recebe um grande aval desse tipo de música. Esta, resume-se a uma batida repetitiva com algum sampler de qualquer hit do momento. E as letras versam na sua maioria, há cultura de um almejado estilo de vida, no qual seus adeptos nem de longe conseguem dispor, sem ser através de meios ilícitos. Na verdade, é uma "música" que coisifica o ser humano, usando a máscara da "ostentação". Obviamente, brigas não acontecem somente nos bailes funks, entretanto, mediante a notoriedade desses eventos, fez recair na sociedade o comportatamente preocupante de nossos jovens. Faltam bons exemplos? Sim. As pessoas parecem ter esquecido a palavra PAZ. A todo momento elas pronunciam o nome de Deus, e sequer assimilam o grande ensinamento que Este deixou. Ao contrário, usam-no pra atacar, uma vez que a cultura da violência tá tão impregnada que fazem-no, "de escudo". Está aí a explicação para o "sucesso" da música de Valexxxca Popozuda. Sim, a maioria dos Novinhas, querem ser as Tops! Quem olhar torto é pra ralar fora porque deve tá é com inveja. Estas Novinhas querem pegar vários meninos. Estes, tem que tá no estilo. Só na ostentação. A lei geral é: tem que ser o Pica-das-galáxias. Pegar geral. Tratam-se, como se fossem descartáveis. Num baile o importante é beijar o maior número que conseguirem. E ainda por cima se dizem tementes a Deus. Qual Deus?                                     
          -Pais, como vocês desperdiçaram o legado deixado pelos antepassados? Cadê a severidade na hora de dialogar com os filhos? Os tempos são outros? Sim, entretanto, a mesma capacidade que um filho tem de aprender a ofender, ele tem pra evitar desordem. Paz, começa na mente. Mentalize, fale e aja. Coisas edificantes, não destrutivas. É isso que esses jovens precisam vivenciar. Quanto mais cedo a criança conhecer a noção de respeito ao próximo e os princípios de benevolência, mais cedo ela se tornará resistente aos caminhos que prejudicam o bem está do próximo. A escola, não deve desacreditar jamais no seu poder de formar cidadãos civilizados. Quantos professores não gostam de serem reconhecidos pelo seu trabalho? A maioria se sente em êxtase, quando reencontra um ex-aluno que foi auxiliado a conhecer os bons caminhos da vida, através de suas aulas. Entretanto, o aluno deve trazer de casa a noção de humanidade. Esta engloba paz e respeito a vida de todos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário