domingo, 27 de abril de 2014

Jóias da MPB

        O atual cenário musical brasileiro parece desolador? Parece apenas. Não se pode julgar que não há nada de criativo conhecendo apenas os "bolas da vez" que a mídia televisiva expõe. A TV não é o único meio de se conhecer artistas relevantes. Esse é, sem dúvida o mais limitado. Apresenta somente uma parte que, pretenciosamente, quer julgar-se o todo. Todos que têm acesso à informação sabem que há bem mais que isso. Jornais, internet e revistas constituem ainda, meios bem mais democráticos de transmitirem cultura abrangente a todos os públicos. Diga-se, um público exigente. Que procure qualidade e não auto promoção, ostentação, ou mais definidamente: chateação.
         Outro dia ouvi o comentário descontente de uma colega, acerca do "sucesso" Beijinho no ombro: - Isso é Brasil. Mesmo que ela, não leia esse meu desabafo, espero que ela mude seu conceito sobre a música brasileira. Citarei alguns artistas que se propõem e fazem realmente música boa. Não estou falando dos medalhões Chico Buarque, Gal Costa, Marisa Monte, Ney... entre tantos, falo de uma moçada que certamente se inspiram nestes para apresentarem bons trabalhos. Segue abaixo:
Marcelo Jeneci: feito pra emocionar.
. Marcelo Jeneci. O paulistano, é um músico completo, além de cantar e compor muitas de suas canções, ainda é multi-instrumentista. Suas letras soam desprentenciosas e versam sobre temas amorosos, tal qual um Roberto Carlos da nova geração, no que tange o romantismo sem apelos.  Esbanjam poesia pura e vão na contramão da tão famigerada ostentação. Para Jeneci, o melhor da vida vem de graça. O talento do moço está mais que provado no segundo álbum intitulado "De graça". Pra fortalecer os vocais, algumas faixas contam com a voz doce de Laura Levieri. Top 6 Jeneci: O Melhor da Vida; A Vida é Bélica; Tudo Bem, Tanto Faz; Felicidade; Quarto de Dormir; Feito pra Acabar.
Vanessa da Mata: alegria contagiante.
.Vanessa da Mata. A mato grossense é até bem conhecida. Está há algum tempo na estrada, várias músicas suas tocavam em novelas globais (ai ai ai ai ai ai...), seu cabelo é naturalmente lindo. Mas ela, tem lá seus detratores,chamaram-na de Gralha! Imaginem com essa voz de veludo tão linda. Talento ela tem de sobra. Vanessa é incansável. Além de fazer seus trabalhos autorais, já fez
shows em homenagem a medalhões da MPB como Luiz Gonzaga e Tom Jobim.Nem precisa dizer, que ambos os shows foram um sucesso. 
O estilo propriamente de Vanessa, pode ser definido como uma música que embala desde temas como o amor, como lembranças da infãncia, algum sarcasmo com a sociedade, enfim coisas relevantes transformadas em arte. Top 6: As Palavras; Vermelho; Te Amo; Viagem; Amado; Boa Sorte/Good luck.
Roberta "Diva" Sá
.Roberta Sá. A intérprete potiguar é mais conhecida no Rio de Janeiro. Surgiu no extinto Fama, não foi a vencedora, mas consegui emplacar e obter um público fiel. Já fez várias parcerias de peso como na melancólica "Peito Vazio" de Cartola, com Ney Matogrosso, entre outras como o trabalho com o  Trio Madeira Brasil onde explora a musicalidade afro-baiana no álbum Quando o Canto é Reza, um álbum inspirado na obra do compositor baiano Roque Ferreira. A voz doce e afinada de Roberta evoca tanto um samba das antigas, quanto uma cadência mais alternativa, sem deixar de flertar com o samba. Vale ressaltar que os outros trabalhos de Roberta já atestam sua capacidade de emocionar através de sua entrega à boa música.
Top 6: Mais Alguém; Você não Poderia Surgir Agora; Samba de Um Minuto; Pavilhão de Espelhos; Cicatrizes; No Braseiro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário