sábado, 20 de abril de 2013


Impressões sobre o romance Senhora de José de Alencar

         Apesar de apresentar todas as características de um romance romântico, como o amor e uma beleza idealizada frutos da visão romântica do romancista que faz citações de outros autores românticos como Byron e até de outro romance seu “Diva”, é evidente o cunho realista que essa obra aponta ao tematizar o casamento por interesse, leia-se, que baseava-se no dote da família da noiva, tão comum na época em que o autor viveu.  O duelo amor e renúncia; realidade e aparência; clareza e ironia, entre outros perpassa todo o enredo. Tem-se desse modo, o resultado das escolhas que os personagens fazem. Seixas, apesar de seu bom carácter, corrompe-se à uma sociedade que estava a caminho de tornar-se cada vez mais afeita ás aparências que norteiam a mente burguesa. Aurélia, apercebia-se de tudo que a rodeava. Costumes, noções de seus direitos que a lei garantia e de tudo que sucedia na sociedade fluminense. No entanto, ela era uma romântica acima de tudo. Seu amor por Seixas, nos é revelado em alguns trechos, por exemplo , na hora em que o casal valsa tornando-se uma sensação aos olhos dos convidados. A intensidade com a qual Alencar descreve esse momento é certamente um dos momentos mais românticos dessa estória que ao final acaba bem ao gosto do público (leitoras) , romântico da época.
         Esse romance é considerado um dos principais trabalhos de José de Alencar sendo adaptado para versões de novelas diversas vezes. Tamanho é o fascínio que a leitura desse romance envolto em descrições minuciosas das personagens e do ambiente que as circundam, no melhor estilo romântico que Alencar soube tão bem apresentar nas páginas de seus romances.  O detalhe mimoso, o ornamento de um móvel, assim como um simples gesto dos protagonistas nos é visível pela precisão com que o autor nos relata. Criando verdadeiros perfis de heróis em seus romances. Em “Senhora” , tem-se um marco na literatura Brasileira: uma mulher protagonista, que encanta a todos desde os tempos de pobreza, aos tempos em que tornara-se conhecida nos salões fluminenses. E um dos melhores feitos dessa personagem foi  permitir com que seu homem amado percebesse o mundo de interesses e aparências a que ele se inclinara. Resultando em seu arrependimento e restituição de sua honra. A lição aprendida é que tudo se compra, num mundo de tantas convenções visando sempre o interesse, o lucro. Mas o amor... é algo de valor incalculável. E para obtermos é preciso abdicar de toda a ambição, vislumbre, hipocrisia, egoísmo e outras sensações que impregnam -nos vez ou outra.
         Senhora é um romance que encanta não só os profissionais das letras. Uma prova disso é que esse romance foi adaptado para a televisão diversas vezes. Apesar  que a melhor maneira de se aprofundar no movimento romântico é através da leitura, pois é em José de Alencar que o espírito esplêndido desse movimento,  desmancha-se em páginas que nos  encantam pelo teor romântico e nos instigam pela crítica aos costumes da sociedade.


 

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário