sábado, 24 de março de 2012

Problemas na Educação ou na Administração?

          A carreira de professor enfrenta tantos obstáculos que muitos almejantes a tão digno ofício acabam desistindo de seguir essa profissão. Há escolas no Nordeste brasileiro sem a menor condição de funcionamento. Com merenda escassa, banheiros sem descarga, transporte insuficiente para transportar os alunos que residem a dezenas de quilômetros, entre outros problemas. Outro fator preocupante é a violência que é praticada em algumas escolas, em sua maioria nas regiões periféricas onde há um domínio da criminalidade e tráfico de drogas. Sem falar no desinteresse por parte de muitos alunos que vão à escola somente para encontrar os amigos, fazer bagunça ou mesmo aqueles que vivem em lares muito problemáticos e vem na escola uma válvula de escape.
          Questiona-se como anda o diálogo entre professor e aluno e as respostas apontam falhas em ambas as partes. Ou senão as falhas provém de fatores mais abrangentes como o próprio Estado, que não prioriza na prática, a educação. Ou seja, os problemas desestimulam o professor que por sua vez transfere ao aluno com uma prática desmotivada em sala de aula. Daí os alunos ficam do lado de fora da escola ou mesmo nem vão. Sem falar quando professores faltam e não há professores eventuais para substituir. Quando o professor é motivado a lecionar as chances dos alunos se interessarem são imensas. Fato. Porém não basta o professor ser eficiente afinal a instituição de ensino depende de muitos fatores para fazer valer uma educação de qualidade.

          É lamentável o grau de conformismo das pessoas em relação a isso. Muitos dizem: " Escola de periferia é assim mesmo o professor que se meta a mandar que recebe ameaça ou bala mesmo". Ou " No Nordeste é assim mesmo as escolas são tão precárias e os alunos coitados não sabem nem falar". Espera-se que essa realidade mude. Que o professor seja mais valorizado. Que a educação seja construída não só pela vontade do orientador. Mas que este receba incentivo, apoio de todos os meios que possam assegurar um ensino construído com segurança, paz e otimismo para as gerações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário