domingo, 8 de maio de 2011

        Mário de Sá Carneiro


O poema que postei anteriormente é da autoria do poeta português Mário de Sá Carneiro. Logo que tomei conhecimento de sua poesia,tratei de colher informações a respeito desse poeta que tocou-me de tal maneira que seus versos ficaram em minha mente.
Mário de Sá Carneiro foi um poeta do modernismo português,contemporâneo de Fernando Pessoa,com o qual trocou várias correspondências. Essas,assim como toda a sua obra, revelam a angústia e o pessimismo de Sá Carneiro que escreveu vários poemas,contos e as Cartas a Fernando Pessoa.
O desespero presente em sua obra é fruto de uma vida sofrida,de sua falta de adaptação ao mundo. Percebe-se claramente em seus poemas sua busca por sí mesmo. Seu poema "Quase" revela seu desespero e a falta de vontade de viver. A idéia de morte intensifica-se quando problemas financeiros o agravam. Inclusive  em uma correspondência a Fernando Pessoa Sá Carneiro menciona sua intenção de suicídio. O que efetivamente ocorre no dia 26 de abril de 1916.
Outro poema que tocou-me chama-se: O outro

"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
     Pilar da ponte de tédio
    Que vai de mim para o outro."

                  Lisboa 1914

Um comentário:

  1. Pow! Legal mesmo heim!
    Como esse cara se sentia inferior heim! O que será que o levou a se sentir tão mal?
    Um desilusão no amor, na vida financeira, na carreira?
    Enfim, pode ser qualquer coisa!

    ResponderExcluir