sábado, 3 de setembro de 2011

Inspirações paulistanas

     Sempre gosto de acompanhar as novidades do mundo da música.Principalmente da nossa MPB,que como se sabe,com o advento da internet,espalha centenas de novidades do Oiapoque ao Chuí.Surgem inúmeras modinhas:O tecnobrega, forró universitário,o sertanejo universitário,o funk universitá...opa! acho que esse ainda não chegou a essa denominação! Mas felizmente,volta e meia surge um artista digno de reconhecimento tendo anos de estrada ou principiante. Entre estes,merece destaque Criolo,um super poeta,que através de seu rap nos mostra a realidade da periferia,não da forma a que estamos acostumados a ouvir como Mano Brow e outros,mas, de uma maneira mais "branda",tanto pela letra como pela maneira de cantar.
     Assim como outros artistas que vieram da periferia,Criolo faz questão de cantar e enaltecer a sua gente,de mostrar ao Brasil,que a favela tem seus tesouros que são o povo humilde que não vive,mas sobrevive.Certamente esse olhar sob o caos de uma metrópole o inspiraram na música "Não existe amor em SP".Onde ele entoa versos como "Não é preciso morrer pra ver Deus" e "Não é preciso sofrer pra saber o que é melhor pra você". Versos que embalados em ritmo e poesia chegam aos nossos ouvidos e nos convidam a uma reflexão. Coisa rara de se ouvir em meio tanta coisa descartável que as mídias divulgam.
      Juntamente com Marcelo Jeneci,outra grande revelação,Criolo lidera as indicações ao VMB deste ano. Ponto positivo para a MTV. O Brasil precisa ver o que a arte e o conhecimento é capaz de fazer.No caso desses dois artistas que através de uma sensibilidade singular,souberam captar,olhando a realidade esmagadora a que estamos submetidos e transformar em música de qualidade.
      Ah! Apesar dos inúmeros problemas:Metrôs super lotados,baixos salários,poluição,corrupção...e uma corrida contra o tempo acho que existe amor em SP sim.Nossos sentimentos para com nossa família,ou nossos poucos amigos,no meu caso,sobrevive ao sistema "crudelíssimo"daqui". E também poderia ser "Não existe amor em New York,Londom,Rio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário