sábado, 18 de junho de 2011

Língua portuguesa

        A língua portuguesa não tem seu valor reconhecido por grande parte dos seus falantes. Vários fatores levaram-me a essa conclusão.Um deles é a proliferação das diversas gírias que  ouvimos,principalmente nas grandes metrópoles.Aqui em São Paulo então! É uma coisa espantosa! Tantas livrarias,tantas escolas boas e as palavras mais proferidas pelos jovens são:mano,bagui,treta,mina entre outras. As expressões então  revelam  um desleixo ensurdecedor:É nois qui tá!,Se liga!,Cola na grade!,O bagui é foda! E por vai o festival de descompromisso com a boa enunciação,com a fluidez das palavras que retratam a pureza de um idioma.
       Certo dia em meu trabalho ao falar das dificuldades do mundo em que vivemos falei a seguinte frase:"O sistema é  crudelíssimo". Todo mundo indagou:O que é isso? Mistura de crú com delícia? e eu fiquei pasmo,passado! Tudo bem que é  um termo que quase ninguém usa no dia a dia. Mas,o meu desapontamento  é porque as palavras chulas todo mundo entende. Então pergunto-me: Por que as pessoas não  se interessam em aprender sobre o nosso português ao invés de ceder as expressões que  são viáveis só em ocasiões propícias ao uso e não atendem a um contexto maior,por não terem nenhum  compromisso em designar o "ser" a que se refere?
      É complicado. Pois a língua é como um rio em que as águas se renovam  no seu curso. Há várias linguagens e a gíria é uma delas,mas é preocupante o predomínio dela sobre a norma padrão. Haverá situações em que não caberá o uso de certas expressões e aí o falante sentirá na pele a falta que o conhecimento de língua  provoca.  As escolas devem comprometer-se em ensinar  a falar bem e mostrar o valor do nosso idioma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário