sexta-feira, 10 de junho de 2016

Impressões sobre Gigantes- Cinco amigos. Uma história.

Gigantes: obra lançada em 2015
A frequente curiosidade para conferir o que acontece no cenário da literatura contemporânea brasileira levou-me á leitura de Gigantes - cinco amigos, uma história, da autoria de Pedro Henrique Neschling. Uma boa novidade, considerando meu desconhecimento da investida de Pedro nesse viés artístico. Trata-se de uma narrativa fluida, de estilo simples uma vez que assumindo as perspectivas das personagens, deflagrando os vários acontecimentos, os objetivos e ilusões que se passam por volta de uma década, sua linguagem é calcada tendo em vista cada uma das cinco personagens principais.
O título, Gigantes, é uma alusão ao sonho de todo indivíduo que idealiza, busca a realização de seus grandes objetivos, o que é comum no término da vida escolar, onde temos que decidir que faculdade fazer, em que investir, o que fazer a partir de então? São cinco amigos de escola que, após a festa de formatura, dispersam-se, seja por questões de ideais diferentes ou por motivo de deslizes, como a separação do casal Fernando e Duda, o que nos é conhecido logo no início do romance, quando Lipe, fiel amigo de Duda, delata a traição de Fernando, este, um aspirante a uma brilhante carreira no cinema. Doravante, é quando se concentra em Fernando, personagem culto, com seu cacoete coçando o braço, que a narrativa denota força e não sucumbe ao melodrama comum. Apesar de personagens descontraídos, como Zidane; românticos e certinhos, como Duda e o amigo Lipe, é em Fernando com sua percepção apurada da realidade, seu gosto pela arte, que observamos a inquietação do indivíduo do nosso conturbado tempo. Outro aspecto positivo, de quando a narrativa concentra-se em Fernando, é que é através desse personagem que vemos o "glamour" do mundo das celebridades cair por terra, ou melhor, tudo se mostra fútil, superficial, caem as máscaras, Fernando incomoda-se pelo fato de algumas celebridades cumprimentarem apenas com um "oi", como se todos tivessem a obrigação de conhecer-lhes. Aliás, adentrando e convivendo com o meio artístico, depara-se com disparates como a pretensão de alguns atores que deturpam uma obra canônica, além de não primarem pela arte, mas pelo lucro.
       Outra personagem interessante de Gigantes, é Camila, o pivô da separação do casal Duda e Fernando.
 Camila é a fome de viver, o destemor, mesmo que por vezes beire a inconsequência. Nem boa, nem má, perfeitinha? jamais. Camila não deixa passar oportunidades, mas sabe até onde ir com suas atitudes. Cruzando oceanos, experimentando sabores, cheiros diversos, Camila foi até Portugal, um lugar "gira" na expressão da terrinha e lá despertou para outros desejos que até então não tinha experimentado, lá conhece uma paixão pra lá de tórrida. Além do fato da narrativa trabalhar as questões linguísticas, ou seja, lança mão, em algumas passagens, do português falado em Portugal e dá-lhe ênclises, como nas declarações, "amo-te, miúda". Claro que nem tudo são flores nos caminhos de Camila, fortes acontecimentos durante sua morada em Portugal, exigirão muita determinação de sua parte. E mais uma vez ela trará á tona sua fortaleza.
Gigantes, consiste numa narrativa ágil, as peripécias são alternadas, de modo que são deflagradas acontecimentos relevantes na vida dos cinco personagens, mesmo que ambos pouco se cruzem depois da formatura. Outro ponto assertivo da narrativa de pedro Henrique Neschling, são os finais dos capítulos, sempre apontando para uma resolução do impasse contado. Doravante, nas vivências de Lipe, que aguenta chiliques de seu chefe e seu "sutil" bordão, é chegada a hora em que o belo e recatado mocinho ( do lar?) manda um, mesmo em pensamento, "meu cú", após uma insólita situação. O aspecto estético, referente ao término do capítulo, sugere que Neschling domina, também, a escrita do conto. Gigantes, é uma narrativa envolvente. o recorte de drama das personagens, as pitadas de leveza, sarcasmo denotam a construção de uma prosa segura e que chegou no cenário literário no momento certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário