terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Hello! Reality shows!

       É no mínimo impressionante o destaque que os reality shows alcançaram na televisão brasileira. Hoje estreia a 12° edição do Big brother Brasil. A band apresenta o "Mulheres ricas" nas noites de terça. A record já apresentou quatro edições de A fazenda.
       Que a programação dos canais abertos não prima por bons conteúdos não é novidade. E esses reality shows são a prova que na verdade uma minoria quer conteúdo televisivo. Vivemos  numa época que prioriza a vaidade. O consumismo; O glamour. A fama. Enfim uma série de fatores que de nada engrandecem o espírito do ser humano. Pelo contrário reforçam cada vez mais as frivolidades dos últimos tempos.
        O sucesso do BBB é tanto (já tá na 12°), que os índices de audiência vão as alturas em noites de paredão. No dia seguinte o assunto tá boca de todo mundo. As pessoas torcem, julgam, falam mal do próprio programa, mas assistem. Percebemos também o fator publicidade. Já que o programa dá muita audiência é um ótimo meio de anunciar grandes marcas. Mas qual será o segredo do sucesso desses reality shows? A resposta é simples. A TV tem o grande poder de seduzir as pessoas. E talvez mostrando a rotina de pessoas confinadas, conversando, se divertindo, tramando as estratégias de jogo. As pessoas sintam-se atraídas pelo jogo de interesses, que na verdade é o que a vida se tornou pra muita gente. Observamos o jogador com todo o direito de julgar, pois ele alí já é um sortudo , concorrendo a um grandioso prêmio, ganhando carros etc. Mas, vê-se um difícil jogo de convivência, que acaba por diminuir um pouco o glamour da atração.
         Quanto as mulheres ricas que a band apresenta é fácil notar a indignação causada a muitos telespectadores. O reality chega ser demasiadamente superficial. Parece que as milionárias não fazem outra coisa a não ser se esbaldarem em festas ultra-descoladas, compras nas lojas da Oscar Freire, viagens de jatinho, hospedarem nos melhores hotéis. E comprar aviões, motos e tudo o que o dinheiro pode adquirir. E claro em se tratando de um reality não pode faltar as alfinetadas entre as participantes. E como os ricos são cheio de manias! Ou melhor as ricas dessa atração são folgadas até o limite. Coisas que o dinheiro permite...
          Esses programas reforçam a capacidade do ser humano em todos os aspectos. Vemos até onde se é possível chegar. Mostram os ideais do confinado(a), suas metas e ambições. E também o status que alguns alcançaram Mulheres ricas) ao passo que uma grande maioria luta pra sobreviver com um baixo salário. Mas é a vida de cada um e suas nuances... Os abismos sociais que existem entre as classes. Uma que pode esbanjar joias, grifes, viagens e outra que só assiste. Como diz Val,uma das mulheres ricas: "Hello"!
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário